Panning Slideshow | Build Internet Tutorial
  • Tiger
  • Macaw
  • Bald Eagle
  • Panda
 
Untitled Document
O Que Visitar

 

>> Igreja Matriz de São Vicente

A Igreja Matriz é um edifício com orientação canónica E-O, composto por uma nave e Capela-mor rectangulares, com a sacristia adossada na fachada norte da Capela-mor. É construída em cantaria granítica de aparelho pseudo – isódomo, com cobertura de duas águas, telhada, sobre cornija. As empenas são coroadas com pináculos e cruzes, também em granito. A fachada principal apresenta decoração arquitectónica mais elaborada, destacando-se o retábulo esculturado com nicho que alberga a imagem de Nossa Senhora da Conceição, em granito, e o campanário com dois sinos que se eleva sobre a empena, ladeado por pináculos. Na fachada Sul existe um relógio de sol. No interior dominam as talhas do arco triunfal e do retábulo do Altar-mor.

>> Capela de Santo António

A Capela de Santo António foi construída em 1803 no Carvalhal de Santo António. Em 1848 foi concluída a transladação da Capela para o centro do Lugar de Lamalonga. É constituída por nave e Capela-mor rectangulares, orientada Sul – Norte. Construída em cantaria granítica de aparelho pseudo – isódomo, apresenta vãos das janelas com molduras de desenho arquitectónico mais elaborado. As paredes rematam numa cornija-entablamento de forma compósita, sobre a qual apresenta a cobertura de duas águas, telhada. As empenas elevam-se prolongando as cornijas-entablamentos laterais e são coroadas com pináculos e cruzes. Os cunhais são apilastrados, apresentando pequenos pendentes no topo. No espaço que antecede a entrada, conserva-se uma estátua de granito que representa um clérigo, admitindo-se que integrasse a antiga Capela.

>> Alminhas de Nossa Senhora da Piedade

As Alminhas de Nossa Senhora da Piedade foram construídas no ano de 1848. Conforme conserva a memória da população de Campos, as Alminhas foram construídas pela família Lopes, como promessa feita a Nossa Senhora da Piedade, pela existência de água para rega dos Campos.

>> Canastros (Espigueiros)

São cerca de 46 Canastros (Espigueiros) espalhados pela freguesia. As mós têm forma de mesa granítica e assentam nos pés. As padieiras, colunas e cápeas são também de granito. Os balaústres laterais são quase todos em madeira.
Aqui são guardadas as espigas para arejamento. Depois de arejadas e secas são malhadas para dar aos animais e para fazer pão.

>> Forno Comunitário de Lamalonga

O forno comunitário de Lamalonga é construído em alvenaria granítica de aparelho irregular. A cobertura, de duas águas, é feita com largas lajes também em granito, interiormente suportada por um arco de volta perfeita e outro em mitra formado por dois esteios. Forno do pão, com base lajeada e abóbada de tijolo, é revestido de alvenaria granítica. Aqui as famílias confeccionavam o pão por ordem. Também servia de abrigo a mendigos e viajantes que por lá passavam.

>> Forno Comunitário de Campos

O Forno Comunitário de Campos construído em granito foi outrora um local onde praticamente todas as famílias coziam o seu pão. Este tinha uma abastada utilização possuindo uma ordem de espera para cada família cozer.
Para além de servir para o exercício de cozer pão, servia também para abrigar mendigos, ou pessoas que estavam de passagem e não tinham onde pernoitar.  Devido às temperaturas quentes derivadas do forno, este espaço acabava por ser acolhedor para passar a noite.

>> Moinhos de Água

São cerca de 24 Moinhos de Água da freguesia a percorrer as margens do Rio Lage. Grande parte deles encontram-se em ruinas. São construídos em granito. A água é conduzida em por caleiras e rampas estruturadas fazendo rodar a mó para moagem de milho, trigo e centeio.

 

>> Página Seguinte

 

 

Número de visitas: