Panning Slideshow | Build Internet Tutorial
  • Tiger
  • Macaw
  • Bald Eagle
  • Panda
 
Untitled Document
Mensagem do Executivo

 

Bem-vindo à Freguesia de Campos.

 

A Associação de Preservação da Identidade da Freguesia de Campos foi criada no ano de 2013.

 

Finalidade:

A associação tem como fim a preservação da identidade da Freguesia de Campos através da promoção cultural, social, recreativa e desportiva, bem como a promoção dos interesses da Freguesia.

 

Porque foi criada a APIFC:

A Lei nº 22/2012 e a Lei nº 11-A/2013 de 28 de Janeiro, que instituiu o novo regime jurídico que obrigou à anexação de freguesias, deixou a freguesia de Campos mais pobre e mais isolada.

 

Tentando colmatar esta imposição da legislação e no sentido de minimizar os danos na nossa freguesia, foi criada a A.P.I.F.C.

 

A freguesia de Campos tem uma identidade física e socio-cultural única, isto porque as referencias à freguesia de Campos datam já da idade média, onde são salientados todos os traços distintivos deste povoado, que fica situada a grande distância da sede do concelho, possuindo as suas gentes uma identidade própria muito semelhante às populações da região de ‘’Baixo Barroso’’, com forte tradição turística.

 

A importância da freguesia de Campos, ao longo da sua  história, está bem patente nas diversas casas e equipamentos que existem dentro dos seus limites territoriais, nomeadamente com a construção do centro interpretativo, dos fornos comunitários de Campos, Cambêdo e Lamalonga, dos tradicionais espigueiros e de diversos moinhos de água.

 

Assim, é importante ter em consideração vários fatores que permitam preservar a identidade sócio-cultural, patrimonial e histórica da freguesia de Campos, designadamente pelo facto de ser uma das freguesias pertencente às Aldeias de Portugal, com um património de valor incalculável.

 

 

Cordialmente:

 

A Direção da APIFC

 

Número de visitas: